sábado, 10 de julho de 2010

Orientação Vocacional

O Processo de Orientação Vocacional tem como objetivo levar a pessoa a um maior conhecimento a respeito de si mesma e das profissões.

Este processo pode ocorrer em até 12 sessões, não sendo utilizados testes vocacionais como única fonte de respostas para esta busca profissional e sim como um complemento caso o orientador julgar necessário.

Essas sessões são divididas em dois momentos: O primeiro momento é a busca pelo auto-conhecimento e significado das escolhas. Nesta etapa trabalhamos com as crenças disfuncionais que podem estar atrapalhando o processo de escolha; o cliente é levado a refletir sobre valores familiares, sociais, religiosos e profissionais.

Este momento é muito importante para que a pessoa comece a pensar na sua jornada rumo ao futuro, desenvolvendo crenças positivas a seu respeito e assim modificar crenças indesejáveis.

O segundo momento é oferecer informações sobre várias profissões, principalmente as profissões indicadas pela pessoa; desenvolvendo assim o conhecimento sobre o mercado de trabalho, faculdades e a atuação profissional.

Trabalhando estes dois aspectos: auto-conhecimento e esclarecimentos sobre a profissão a tendência é a pessoa caminhar tranqüilamente e mais consciente para sua escolha profissional.

A Orientação Vocacional é indicada para alunos do ensino médio e para adultos que querem repensar suas escolhas.

Daniela Lopes Rosas - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário