sábado, 10 de julho de 2010

Quando um relacionamento entra em crise

Homens e mulheres vivem o sonho de encontrar sua alma gêmea. Quando as pessoas se dão conta de que isso só acontece na ficção ficam com a sensação de que não é possível construir um relacionamento. Se isso ocorrer numa relação uma fase de crise vai se iniciar, mas o contato com essa realidade modifica nossas crenças e possibilita a construção de um relacionamento saudável e feliz.

Os casais entram em crise por falta de comunicação. Muitas vezes as expectativas de uma das partes não são atendidas, como por exemplo uma atitude de agradecimento do esposo a um jantar preparado pela esposa, ou a tolerância da esposa depois de um dia de trabalho exausto do esposo. Desta forma as nossas crenças individuais interferem e modulam a forma de interpretação do comportamento do outro, por isso é necessário se comunicar.

Para conseguir uma comunicação efetiva com o outro é necessário ouvi-lo. Mas, no geral temos dificuldades para que isso aconteça porque possuímos idéias pré-concebidas, crenças sobre amor, felicidade e casamento. Interpretamos a fala do outro com base nas nossas crenças. A fala do outro não é mais dele, e sim a interpretação que faço da fala que se esvai.

Nossas crenças pessoais em relação ao outro jamais serão cumpridas uma vez que são demandas pessoais internalizadas, muitas vezes, desde a nossa infância. Não tem correspondência direta com a realidade vivida. Pensamentos instalados sobre “ser homem” e o “ser mulher” geram expectativas e conflitos na convivência com o parceiro.

Geralmente dificuldades como essas aparecem logo nos primeiros anos de relacionamento e podem durar por longo tempo. Também podem surgir com anos de casamento, principalmente depois do nascimento dos filhos.

Embora seja um momento difícil, a crise tem seu lado positivo. Pode ser um momento em que o casal repense sobre suas expectativas em relação ao seu parceiro. E se esta crise for superada, homem e mulher podem colher frutos para uma realização ainda maior no relacionamento.

Aceitar que temos características e perfis diferentes é um ponto fundamental.Rever as expectativas em relação ao outro deve ser o primeiro passo dado pelo casal que deseja superar uma crise. Quando nos relacionamos com alguém não somos duas metades que se unem e forma um, mas duas pessoas que se unem e formam dois. Precisamos entender que somos diferentes e nossas diferenças podem completar a relação.
O casal também deve cuidar muito bem da sua vida sexual, pois ela é importantíssima para a relação ser feliz.

Além disso, é necessário desenvolver o diálogo e para isso é preciso ter intimidade com o outro. É preciso saber negociar, respeitar a individualidade do parceiro e se colocar no lugar dele.
Quando o relacionamento passa a gerar sofrimento, interferir no trabalho e na auto-estima negativamente, causar ansiedade e/ou depressão é recomendável que se procure ajuda profissional. Algo muito saudável é buscar ajuda antes de se instalar o caos, pois a perspectiva de evitar esse sofrimento é muito maior e melhor.Para trazer novo ânimo para relação é importante conversar, namorar, passear juntos pelo menos uma vez na semana; pois desta forma o casal cria intimidade e treina o diálogo. é fundamental que cuidem com muito carinho do beijo na boca e do sexo.

Daniela L. Rosas - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário