quarta-feira, 30 de junho de 2010

Psicoterapia Cognitivo Comportamental

É uma abordagem direcionada por técnicas cientificamente testadas, que busca o bem estar emocional do cliente diante de situações que são consideradas problemas e causam algum tipo de desconforto. Seu foco principal está em identificar como estes problemas interferem na vida diária e trazem prejuízos aos indivíduos, impedindo progressos sociais, profissionais, financeiros, nos relacionamentos familiares entre outros.
Este modelo cognitivo propõe que os transtornos psicológicos decorrem de um modo inadequado de perceber, pensar e reagir diante das situações. Acreditamos que os pensamentos não causam os problemas emocionais, mas sim que eles modulam e mantém as emoções disfuncionais, independente de suas origens.
Esta abordagem se destaca por ser um processo que tem início, meio e fim, onde terapeuta e cliente dedicam-se a investigar e modificar o padrão de pensamentos e comportamentos que causam o desconforto ao cliente. Tem objetivo de promover melhora imediata e principalmente preparar o cliente para lidar sozinho com situações futuras.


Flávia T. Leite Moris - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário